Chocolates II

Oi gente!!!

Tempinho sem postar, mas não sem trabalhar, claro!!!!!!

Tenho vendido aqueles biscoitinhos das fotos e eles, graças a Deus tem saído bastante.

O tamanho está um pouquinho menor, o saquinho ganhou mais unidades e acabaram ficando mais bonitos.

Brevemente vou postar as fotos das próximas novidades que estou planejando. Aguarde...

Mas hoje vim falar de chocolates. 

Coloquei em prática meus dotes de chocolateira e fiz algumas coisas bem gostosas...

Bombom Branco e ao Leite - recheado com beijinho e brigadeiro
Bombom ao Leite com licor
Barra Branca e Ao Leite - recheada com castanha e sem recheio.

As fotos estão no álbum. Dê uma olhada...

Já postei aqui, anteriormente a história do chocolate, mas acabei não falando dos benefício dele para a saúde, afinal, chocolate não é só bonito e gostoso. Ele até engorda (e dependendo do quanto comamos, engorda bastante), mas faz bem à saúde!

Veja só:

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o consumo rotineiro de cerca de 30 calorias ou 6,3 gramas de chocolate amargo protege o coração e reduz os níveis da pressão arterial máxima em 1,6 mm (milímetros de mercúrio) e a mínima em 2 mm, sem alterações no peso e nas taxas de açúcar e gordura na circulação.

Perguntas que não querem calar...

1 - Chocolate faz bem para a saúde?
Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. 


2. Qual é a quantidade recomendada por dia?
A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura.


3. O "diet" engorda? E o "light"?
Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.


4. Quem não deve comer chocolate de jeito nenhum?
Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum (ah, mas eu tenho!!!!). A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.


5. E as crianças? A partir de que idade o consumo de chocolate é liberado?
Ele deve ser desestimulado em qualquer idade, devido ao alto teor de açúcar e gordura. Quanto mais cedo a criança começar a comer chocolate, pior. No primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) são maiores.


6. Qual o é o efeito dele na pele? Dá espinha? E dos cosméticos à base de chocolate? 
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate. Já os efeitos de cosméticos e tratamentos para a pele à base de chocolate, disponíveis desde a Antigüidade, são duvidosos. O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.


7. Chocolate pode causar dependência?
Sim. Ele contém três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.


8. Como são os chocolates especiais para pessoas alérgicas à lactose e ao glúten?
A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição. Já as pessoas com intolerância ao glúten devem consultar as informações no rótulo do produto para se certificar que o recheio ou os outros ingredientes são livres da substância. Chocolate puro não contém glúten.


9. Por que, ao comê-lo, sentimos melhora de humor e alívio no estresse?
Porque ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.


10. Chocolate é afrodisíaco?
Dessa crença popular, difundida há séculos, o que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.


DE QUE É FEITO O CHOCOLATE
Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja
Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó


QUEIME AS CALORIAS(100 gramas de chocolate ao leite)
Andando89 minutos a 5 km/h
Correndo57 minutos a 5 km/h
Nadando60 minutos de "crawl" em velocidade média
Hidroginástica48 minutos em intensidade média

* valores calculados para uma pessoa de 70 kg
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)


OS MAIS CALÓRICOS(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540
Chocolate amargo 537
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)


OS 5 MAIORES CONSUMIDORES MUNDIAIS(em toneladas/ano)
Estados Unidos - 1,696 milhão
Alemanha - 695 milInglaterra - 641 mil
Rússia - 537 mil
França - 248 mil
O Brasil encontra-se na sétima posição, com 137 mil toneladas
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados


OS 5 MENORES CONSUMIDORES MUNDIAIS(em toneladas/ano)
Cingapura - 4.000
Tailândia - 4.000
Hong Kong - 6.000
Venezuela - 6.000
Malásia - 8.000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biscoitos Recheados...

Vida de Casada

Cake Pop que bate-bate, Cake Pop que já bateu...